Resenha #4

Obra: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Quantidade de páginas: 478
Classificação: Ótimo *-*

Liesel Meminger encontrou-se com a morte 3 vezes,e saiu "intacta" de todas. A primeira foi quando seu irmão Werner morreu. Liesel e ele seriam adotados por uma fámilia,porém,apenas ela chegou. Essa foi a primeira vez em que a morte a viu,e nunca mais a esqueceu. Depois de ser deixada em sua nova casa,não teve mais notícias sobre sua mãe,causando á menina,muita tristeza e enchendo-a de incertezas.
Liesel foi adotada por Hans Hubermann e Rosa Hubermann,um casal muito simpático. Hans é um pintor muito quieto e calmo,já Rosa,é uma dona de casa toda "alterada" e adora gritar insultos aos outros,essa é a forma que usa para demonstrar seu amor.
A história se passa na Alemanha,na cidade de Molching,mais precisamente,na rua Himmel [tradução de Himmel : Céu]. É lá que a menina vive com sua família adotiva,por exatamente,quatro anos.
Liesel não sabe ler,e quando começa a frequentar a escola,isso traz a ela muitos problemas. Há um episódio em que,um menino começa a criticá-la por não saber ler,depois de tantas humilhações,ela "vai pra cima dele" sem dó,com isso,os alunos começam a ter medo dela e não a atormentam mais [parabéns Liesel,ele merecia].
Liesel tem muitos amigos na rua Himmel,um deles é Rudy Steiner. Um menino magricelo,de cabelos cor de limões e que vive pedindo um beijo a ela. Ele é seu companheiro nos jogos de futebol e até mesmo em seus roubos. 
O primeiro livro que Liesel rouba é "O manual do coveiro",que ela acha um pouco depois de se despedir do irmão morto. Depois,roubar vira algo "normal" e frequente para ela.
A roubadora de livros tem uma paixão pelas palavras e são elas que,por toda a vida,a salva.
No decorrer da história,Liesel rouba vários livros,e é um desses roubos que a mulher do prefeito acaba presenciando e se tornando sua melhor amiga,deixando com que a menina entre em sua casa e "devore" sua biblioteca.
Liesel também se depara com um judeu vivendo em seu porão,isso é consequência de seu pai,que não se junta aos nazistas,e precisando cumprir uma promessa,permite que Max Vandemburg se refugie em sua casa. Os dois (a menina e o judeu) viram grandes amigos,e como ele não pode sair da casa,Liesel sempre conta o que se passa na rua,os acontecimentos da escola,dos vizinhos e etc. Mas chega um dia em que ele precisa ir embora,e para aquela família,se tornou algo muito triste,porém,não havia outro "caminho".
A roubadora de livros,se encontra com a morte,pela segunda vez,quando ela e seu amigo Rudy,encontram com um soldado ferido,que acaba morrendo. Quando a morte chega,vê Liesel,e se lembra da menina que teve de visitar para levar seu irmão. 
Finalmente,a terceira vez... não vou falar,rs. Senão assim vou praticamente contar o final da história,mas já vou dizendo que Liesel só morre muito velhinha,logo,a terceira vez que encontra com a morte,não é a "última" [enrolei,enrolei mas deu pra entender,né? :X]


Livro simplesmente MARAVILHOSO. Não pensem que se trata de uma histórinha qualquer sobre uma menina que rouba livros. Não! É,Liesel rouba livros,mas esse livro fala também sobre a 1ª e 2ª guerra mundial,sobre os judeus que tanto sofreram.. Fala sobre amor,amizade,compaixão,humildade.. São tantas as "coisas" que esse livro transmite. Lógico,é uma opinião minha,porque realmente A-M-E-I a história. Acho que demorei muito pra lê-lo [até lágrimas esse livro arrancou de mim :/ kk]. Enquanto eu estava lendo,muitas vezes pensei em parar,porque teve momentos que achei ele um pouco cansativo,mas agora percebo que os detalhes e as "paradas" que o livro deu,significaram muito no final. E ficou tão normal eu ler sobre a Liesel,que ás vezes eu pensava que precisava continuar a ler,para "ajudá-la" de alguma forma,é,parece idiota,rs. Mas é como se,lendo o livro,conhecendo a história da roubadora de livros,eu pudesse ajudá-la,seilá. [Raúla,pare por aí,tá todo mundo achando que você tá louca :O]
Enfim,recomendo,recomendo&recomendo! *-*
E vocês,já leram "A menina que roubava livros"? Oque acharam? Me faleeeeem *-*
Espero que tenham gostado. 

                           um beijão pra vocês :-*

Comentários

  1. Parece mesmo ser muito bom... quero ler esse. // Elizabete Moraes

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que não vai se arrepender *-*

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você! O livro é excelente!... Confesso que quando peguei pra ler,foi um desafio,a história é longa e era mais pra prova mesmo... Mas como este livro é muito bom,fui mudando de opinião e de atitude,fui lendo por interesse... O que dizer de Liesel né,amiga?! Garota de atitude...
    #A resenha ficou ótima! =b
    bjs flor :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário