Resenha: Amazônia - Um Caminho Para o Sonho

Nome: AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho

Autor: M.C. Jachnkee

Número de Páginas: 274

Editora: Nova Letra

Minha classificação (0-5): 5

Compre: Direto com a escritora *-*

Sinopse: Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, ao seu passado.
Este livro leva você a aprofundar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes.
Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorrer as majestosas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia.
O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível.
Embarque nesta aventura!


Eu simplesmente não sei como começar, já que esse livro superou as minhas expectativas. E como o pessoal costuma dizer, quando a gente gosta muito de um livro, a resenha nunca sai boa, porquê a gente acaba não falando tudo que precisa, haha. Eu espero que vocês possam perceber o quanto eu gostei desse livro, porquê eu realmente amei!


Amazônia - Um Caminho Para o Sonho fala sobre 4 amigas acompanhadas do tio de uma delas, que resolvem viajar para a Amazônia [o nome do livro diz tudo, não é? haha]. Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e seu tio Daniel, vão para a Amazônia, a fim de conhecerem mais sobre esse lugar maravilhoso que encanta o leitor.

Eles são de Ascurra, Santa Catarina, que por sinal, é a cidade onde a escritora mora. Pelo o que eu pude perceber, as meninas não estão muito satisfeitas com suas vidas em Ascurra. Camila vive reclamando do serviço, dizendo até que é explorada, rs. Rafaela se sente presa por quatro paredes, vai ao serviço, ao curso e volta, sem sentir alguma diferença em sua vida, mas tem uma mãe maravilhosa, que sempre a apoia. Ana Carolina mora sozinha, pois perdeu sua família num acidente. Joana mora com o tio, que a propósito, as levam para essa viagem. Mas sua vida também não possui "grandes emoções". 

É engraçado como eu senti grande afinidade com as meninas, rs. Parece que depois de ter lido o livro, fiquei com um pedacinho de cada uma guardado comigo. Me identifiquei bastante com a Camila, uma menina alegre, cheia de graça, haha. Brinca com qualquer situação, mas claro, com moderação. Ela é responsável, e sabe os momentos certos em que brinca. Em todos os momentos da viagem ela era quem alegrava, com suas brincadeiras. Já Ana Carolina fora sempre a mais centrada, digamos assim. Era quem dava os conselhos, chamada de "a sábia" por Camila, rs. Tinha uma vontade enorme dentro de si de mudar o mundo, as coisas erradas em volta de si. Joana era a inteligente, que conhecia a maioria das histórias. Não pude ter uma visão mais ampla dela, sei lá. Mas era a mais séria, talvez. Já Rafaela.. ah, a escritora do grupo. Rafaela despertou em mim um pouco de tudo, rs. Pois tinham momentos que ela agia como uma menina mimada, sem rumo, achando que o mundo ia desabar em cima de si, tudo bem que todos nós temos esses momentos, mas Rafaela parecia mesmo uma menininha assustada. Em outros momentos, eu sentia orgulho dela, pois ela queria lutar de frente contra seus problemas, queria ser melhor e não ficar se comparando aos outros. E isso foi algo que me ajudou muito, pois eu também tinha essa "mania" de sempre me comparar aos outros, e não queria enxergar que todos nós somos diferentes, cada um é cada um. E Daniel.. um tio maravilhoso, rs. Muito inteligente, conhecedor de História como ninguém, garanto que devia ser um professor e tanto! Me encantei com a forma de ele tratar as meninas, sempre querendo ensinar, se preocupando com todas, mesmo sendo tio apenas de Joana. Pela descrição de Rafaela, ele é lindo.. [prefiro ficar calada quanto à isso, esses personagens me encantam, sempre].

A história é leve, fazendo o leitor viajar junto com os personagens. Sério gente, parece que eu também fiquei duas semanas na Amazônia, sinto que estive lá. Mas mesmo assim eu quero ir, haha. [Mãe, é culpa da Marli, ela que ficou contando a história da Amazônia, agora eu também quero ir pra lá!].

Assim como os cinco personagens, eu também mudei em relação à vários pensamentos, até preconceituosos, se pensarmos bem. Pois, achamos que o povo que vive nessas regiões são pessoas "tapadas", sem conhecimento e etc. Enganados somos nós, eles é que possuem grandes histórias pra contar, grandes ensinamentos. E gente, há algo mais lindo que ver a Amazônia de pertinho? Toda aquelas árvores, os animais, rios.. a cultura de cada região, as comidas, rs. Eu fiquei encantada. O livro te prende, a cada capítulo eu ficava mais ansiosa pra saber por onde eles iam passar, o que ia acontecer, o desenrolar da história, entendem?

Amazônia - Um Caminho Para o Sonho não é mais um livrinho qualquer, rs. Ele conta a história da Amazônia, do povo que lá vive e luta pela preservação das matas, mas se deparam com um ser humano que só valoriza os bens materiais e esquece que a vida é mais importante, a natureza, os animais são mais importantes. É um livro que fala sobre sonhos, que incentiva os sonhadores. Mostra, que quando se tem um sonho, o que devemos fazer é correr atrás e realizá-los, sem medo. E como eu sou uma eterna sonhadora, fiquei mais do que feliz, que "cêis acham?", haha.

Muito obrigada Marli, por me dar esse privilégio de ler o seu livro. Eu já apoiava os escritores nacionais, e agora, apoio ainda mais, pois o trabalho de vocês é maravilhoso, cheio de cuidados. Deixa o leitor cheio de curiosidades e ansiosos, né? Espero que a história de Rafaela e seu livro continuem.. e torço muito por ela. Ah, não vou contar a melhor parte, senão perde a graça. Marli, você sabe do que estou falando, não me deixe nervosa quanto àquela história, rs.

Super indico e recomendo! Se você quer adquirir mais cultura, conhecer lugares maravilhosos e se encantar com esses 5 viajantes.. leia Amazônia - Um Caminho Para o Sonho! :)


                  Sobre a autora: M. C. Jachnkee, natural de Blumenau, vive atualmente em Ascurra - SC. Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil. A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M. C. Jachnkee viveu em Cuzco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina.
Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária.
Atualmente, é estudante de Letras da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.






beijinhos,
fiquem com Deus!
Espero que tenham gostado e.. comentem! s2

Comentários

  1. Oi querida,perdi as palavras......fiquei encantada com tudo que vc escrevu...em como vc captou a essência do livro....me arrepiei lendo sua resenha!!!!!!!
    Muitos leitores estão interessados em conhecer nossa Amazônia..isso é muuuito bom!!! Aproveita e convida sua mãe hehehehe
    Claro que a história da Rafa vai continuar rsrsrsr e será muuuuito bom!!! hehehe
    Obrigada linda, pela resenha tão bem escrita!!!!
    Me sinto imensamente grata!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou linda, parabéns.
    Amazônia está na estante dos livros que mais amo ♥ A história é uma delícia e a Marli soube passar um pouco da história do nosso País de uma forma leve com gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  3. Que show, parabéns pela resenha, eu tenho este livro, e depois que li a resenha me deu mais vontade de ler ;)
    meuslivrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, a resenha foi muito boa!! ótima!!

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha, a Marli é realmente uma autora excelente e super gente boa também. =)

    ResponderExcluir
  6. Raúla!
    Você conseguiu sintetizar todos os acontecimentos do livro e os sentimentos ao ler, resenha muito bem feita. O livro realmente é maravilhoso!
    Bom final de semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Não conhecia o seu blog gostei muito dele e estou seguindo, mas fiquei ainda mais feliz em ver uma linda resenha sobre esse livro excelente da Marli, parabéns!!

    Convido vc a conhecer o meu blog, tem algumas promos lá.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha!
    A Marli consegue ser maravilhosa em todos os sentidos.
    Abraço e seguindo o blog!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Parece ser um livro bem gostoso de ler, sem contar que dá para aprender bastante coisa com ele sobre a Amazônia! :)
    Beijos!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raúla.
    Parabéns pela bela resenha! O que achei mais interessante no livro é que ele parece trazer uma história diferente. Preciso conferir!
    Bjs.
    Sergio Carmach
    http://sergiocarmach.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha!
    Tive a oprtunidade de ler esse livro e ele é maravilhoso.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário