{ Resenha } Um Sonho a Mais - Nanda Meireles


Nome: Um Sonho a Mais (1ª Edição)
Autor: Fernanda Meireles
   Editora: Multifoco 
Minha Classificação (0-5): 4,5
Compre: Segunda edição AQUI
Páginas: 149
Versão: PDF




Sinopse: Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante. 

Fabiana tem 17 anos, mora com sua mãe, dona Mara, e está cursando o último ano do ensino médio no colégio Arabella Fernandes. A única coisa que faz é estudar, estudar e estudar para o vestibular. Seus sonhos já estão planejados: quer cursar Administração e depois que terminar a faculdade, abrir seu próprio negócio.
Tem um único amigo na escola, o (gigante) Adriano, mais conhecido como Dinho (e Dino, para a dona Mara). Os dois se dão muito bem, têm uma grande amizade, além de que Dinho defende Fabi dos garotos malvados do colégio. O único problema é que o gigante não vê Fabi apenas como amiga, o que a deixa sem saber o que fazer, já que não gosta do amigo da mesma forma e não pode dizer isso "na lata".

Fabiana explica para Dinho que não pode ficar com ele por causa dos estudos, pois não tem tempo nem cabeça para isso (o que é parcialmente verdade), então ele a faz prometer que quando decidir namorar, seu amigo será o primeiro. E Fabi aceita, o que a faz se arrepender lá na frente.
Adriano é um bom amigo, porém tem uma ideias um pouco "absurdas" e é tentando presentear Fabi em seu aniversário, com uma dessas ideias, que ele acaba tendo que mudar de escola, já que sua mãe acredita que Fabi é um "mau elemento"; uma má influência para o seu filho.

Fabi fica muito chateada com a história mas acaba aceitando ficar longe de seu único amigo. Logo depois das férias, Melissa, uma menina alta, magricela e de "olhos arregalados", um tanto quanto esquisita, entra na sala de Fabi. Percebendo que se trata de uma aluna nova e conhecendo o potencial de "serial killers" dos colegas de sala, ela puxa papo com Melissa, percebendo que essa é uma boa menina e logo se tornam amigas. E graças à Mel, Fabi conhece seu irmão-galã Daniel.

"Um monza preto e antigo, mas bem cuidado, vinha na nossa direção. Continuei sentada observando enquanto ela seguia até o carro. Um garoto saiu ao seu encontro e fiquei feliz por estar sentada, porque acredito que se estivesse de pé cairia, era o garoto mais bonito que já tinha visto!" (Página 11)

Já deu para perceber que Fabi estava "caidinha" pelo moço, não é?
No desenrolar da história, Fabi e Dane (como ele prefere ser chamado) vão se conhecendo e vai acontecendo algo diferente entre eles.
Dane que estudava em outra escola, por exemplo, acaba se mudando para o Arabella, com a desculpa de ficar mais perto de sua irmã, o que nós sabemos que é em partes verdade, claro.

Depois de muitas idas e vindas, digo, depois de a "peste loira" e o lerdo do Mateus pelo caminho, Daniel se declara apaixonadamente para Fabiana. Ela fica dividida entre se entregar logo ao amado e os estudos para o vestibular. Mas tem algo que realmente vai deixar nós leitores, muito confusos e a nossa querida Fabi também: a volta de Dinho para o colégio. Lembra?

Eu preciso dizer que me apaixonei por cada linha deste livro. Desde a primeira vez que vi o livro e li sua sinopse, eu queria devorá-lo. A minha vontade é de me estapear pelo o atraso com a leitura. Simplesmente vivi tudo da melhor forma possível. Gente, eu li em 1 dia. Só fui dormir depois de terminar, o que me deixou um pouco triste, já que eu esperava poder começar o segundo logo em seguida, rs.

A escrita é simples e flui perfeitamente. A Nanda escreveu e descreveu tudo de uma forma tão.. linda, que era quase impossível parar de ler. Gostaria de ter o livro impresso só para no final ter dado um beijo nele.

Gostei muito da nossa personagem Fabiana, sua convicção e a forma de planejar seus sonhos é realmente inspiradora. Mesmo que em certo ponto do livro alguém "deboche" de seus sonhos, ela não se deixa intimidar e percebe que amigo é aquele que acredita nos seus sonhos e sonha com você.
Mas o que mais me fez se identificar com tudo, foi o final do livro, pois eu passo pela mesma situação que a Fabi vai passar, podemos assim dizer, mesmo que a dela tenha "uma proporção maior". Fiquem na curiosidade, ou melhor, LEIAM O LIVRO! Eu não poderia deixar de recomendá-lo, além do mais, se trata de uma escritora nacional, e vocês sabem o quanto eu apoio os nossos escritores nacionais, não é?

Espero que eu tenha conseguido passar a ideia central do livro e deixado vocês com vontade de ler, rs. Obrigada, Nanda pela oportunidade de ler o seu livro. Parabéns e sucesso sempre!


                                                                     
                                                                       Sobre a autora: 

Nome completo: Fernanda Fernandes de Meireles
Conhecida como: Nanda Meireles ou Sophia A. White
Data de nascimento: 21/07/1984
Nascida em Nilópolis
Casada e mãe de gêmeas de 6 anos

Cursei Formação Geral em 2000, no Ginásio Público Haroldo Barbosa em Nilópolis, onde descobri meu amor pelos livros graças ao ótimo funcionamento da biblioteca pública da escola.
Cursando o 3º período de Licenciatura de Matemática na UFF - Modalidade à Distância, Cederj, polo de Nova Iguaçu - e desvendando os desafios não só numéricos, mas também munindo-me de conhecimento pedagógico para uma frutífera aproximação aos jovens estudantes que são meus leitores em foco.
Desde 2009 venho me aventurando com o mundo literário.
Num desafio pessoal, escrevi um romance juvenil chamado “Um Sonho a Mais” que trata os sonhos e dificuldades de uma adolescente tipicamente brasileira ao superar o abandono familiar, a escassez financeira e medo de cometer os mesmos erros dos pais.
  


-

UP! Vou sortear um kit com 3 marcadores entre os comentários! Só vale comentários sobre a resenha, ok?
1 do livro Um sonho a Mais, 1 do livro Amazônia - Um Caminho para o Sonho (Marli Carmen) e 1 do livro Outono de Sonhos (Adriana Brazil). Será apenas 1 ganhador.

Comentários

  1. Raula! Eu PRECISO ler esse livro!! Eu amei a resenha, mas fiquei com uma vontadezinha de te bater, porque agora eu não sei o que a Fabi vai fazer em relação ao Dinho e ao Dane! Mas que cabeçuda ela, prometer um negócio desses pro Dinho! Eu quero é só ver, viu?
    Ai, fiquei com muita vontade de ler esse livro! E claro, amei a resenha, porque né, tem que ser muito boa pra me fazer querer ler assim, às duas da manhã! :D
    E olha que geralmente não gosto de livros nacionais, hein? Mas quero mesmo ler esse! :3
    Se cuida, linda! Mal posso esperar pela próxima postagem! Espero que você continue com esse pique todo! ;D
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Acho que você sabe mesmo os meus gosto... E de novo acho que você acertou em dizer: Você vai gostar deste livro.

    Pela resenha digo que já amei e estou mega ansiosa para comprar e ler... Segundo autora nacional indica por você amiga, estou gostando disso :)

    Beijinhos Gatinha *_*

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Te indiquei para um Tag/Selo lá no meu blog :) Espero que goste, o link é: http://devouringskoob.blogspot.com.br/2013/06/selotag-discover-new-blogs.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai que vontade de ler esse livro!! Heheheh
    Ainda mais por ser curtinho, também espero ler em um dia!!^^
    Adorei a resenha! Volte a postar logo, menina! xD
    Bjusss

    Ahh, acredita que vou começar agora a ler Um gato entre os pombos que vc me presenteou naquele sorteio!? <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário