Sobre (a loucura de) seguir o meu sonho

Quero começar deixando claro que pode parecer loucura para os outros não para mim.

Eu sempre quis ser professora. Desde pequena, quando íamos brincar de "escolinha" eu sempre queria ser a professora, nada de ser aluna. 
Lembro que na quarta série (hoje quinto ano) a professora montava grupos e elegia "representantes" para cada grupo. Quando fui escolhida a minha felicidade era tanta.. E não era coisa de criança que gosta de ter o poder, não.. Era felicidade em poder montar "provas", tarefa de casa para meus amigos.. Ser chamada para escrever a matéria na lousa era de fazer o coração saltar. Isso pode parecer bobo e sem significado, mas para mim foi muito importante e talvez seja o que não me deixou desistir 10 anos depois.

Os anos foram se passando (depressa demais, aliás), e sempre me perguntavam o que eu faria quando crescesse e a resposta era sempre a mesma: serei professora. 
Mas depois de algum tempo eu vacilei. Eu comecei a perceber as dificuldades de ser professor, as falhas na educação, o salário inferior a todo o esforço e desisti. Desisti porque me criticavam, faziam cara de pena quando eu dizia que faria Pedagogia, me perguntavam se eu não sabia o quão pouco iria ganhar.. Eu errei. Não foram as pessoas que erraram ao me dizer isso. Eu errei por deixar que apagassem um sonho que eu tinha desde pequena. 

Realmente os professores recebem um salário ridículo para o trabalho que exercem. Eu fico indignada e não entra na minha cabeça como uma profissão que dá início à todas as outras pode ser tão desprezada. Dói em meu coração cada comentário que ouço de "futuros pais" que pouco se preocupam com a educação de seus filhos, pois não apoiam quem realmente quer exercer a profissão. Mas isso é tema para outro post, ou outro blogue.

Eu vacilei porque escolhi um curso no calor da emoção, do desespero, do medo do vestibular e não o que eu realmente queria, que meu coração sempre quis, que eu sempre imaginei. Mas passou. Foram quatro anos dos quais eu poderia ter me dedicado mais, talvez, ao invés de passar todo o tempo lamentando ao pensar que já poderia estar em uma sala de aula como professora, não mais como aluna.

Eu vacilei, mas estou aqui para recomeçar. 

Tenho medo. O fato de sempre sonhar em ser professora para poder ensinar uma criança a ler e escrever, em fazer diferença assim como muitos professores fizeram em minha vida.. tudo isso não significa que será fácil. Eu nunca entrei em uma sala de aula com o intuito de ensinar. Eu nunca me deparei com 30 ou mais olhinhos voltados para mim esperando algo novo (talvez alguns olhos em apresentações da faculdade e isso me causava náuseas). 

Eu só sei que sonho todos os dias com isso. Eu só sei que quero mudar a vida de alguém, independente de quantas vidas, mas eu quero mudar. Eu preciso aprender muito ainda, muito mesmo. Eu preciso ler muito mais. Eu preciso entender sobre muita coisa. Eu precisarei aprender métodos para ensinar, pois só o amor e a vontade que tenho não são suficientes, é preciso de mais.

É preciso ser forte para não desistir. É preciso ouvir que há amigos que desistiram da educação e não desistir. Será inevitável se sentir cansada, será inevitável perder a paciência com alguém que não sabe para quê serve Pedagogia, será inevitável.. mas eu preciso de força. 

Mas eu terei. E tomei uma decisão. Serei teimosa como sempre fui e desta vez por causa de um sonho. Dane-se que é loucura estar no último ano de um curso pensando no vestibular novamente, dane-se que tenho um TCC para fazer e terei que aliar aos livros do vestibular que preciso ler. Dane-se que irão me criticar, mas eu vou tentar.

Lá vou eu.

Na próxima eu conto para onde.


Comentários

  1. Flor, amei ler teu texto! Também escolhi essa loucura apaixonante de educar, Quando disse que ia fazer Letras, a frase que mais ouvi: "você está jogando fora a educação que teus pais te deram".
    Enfim, deixe que falem. Siga teu sonho e vá viver essa paixão de semear conhecimentos e sentimentos.
    Boa sorte
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário